Critica da 1ª e 2ª temporada de Gravity Falls - Um Verão de Mistérios
É uma série animada criada por Alex Hirsch (roteirista de “As Aventuras de Flapjack e Capitão Falange"), que teve a estreia em fevereiro de 2012 e teve o final em fevereiro de 2016, ela era exibida pelo canal Disney. Ela é composta por 2 temporadas e vários especiais. A historia acompanha dos gêmeos, Dipper e Mabel, que vão passar as férias de verão em Gravity Falls com seu Tio-avô Stan, mas acontece que nessa cidade acontece algumas coisas estranhas, e claro Dipper quer desvendar esse mistério.
Gravity Falls é mais que um desenho qualquer, ele na minha percepção não é feito para crianças, pois é uma historia complexa, cheio de referencias ao universo Geek, a cultura pop dos anos 90, que é época no qual o criador da série tinha a mesma idade que o personagem Dipper que é baseado nele próprio, e sim ele também tem uma irmã gêmea, igualzinho na série. A animação ganha de muitas séries live-action, pelo simples fato dela de surpreender cada episodio e não existir episódios “para tapar buraco”, todos episódios estão interligados, e de fato torna a historia cada vez maior e mais interessante, fazendo os fã criarem diversas teorias.
O verão de mistérios se inicia quando Dipper encontra um diário na floresta, com o desenho de uma mão de seis dedos e com o numero 3, ele fica fissurado em descobrir quem é o autor do diário, o conteúdo escrito nele são: descrições de seres mágicos como Gnomos, unicórnios, o homem triangulo, zumbis e entre outros, o diário está incompleto e isso faz com que uma pergunta fique no ar, o que aconteceu com o autor.
ALERTA SPOILERS
Dipper suspeita que o diário seja único, mas essa teoria parece ser incorreta quando conhece o Gideão, um adorado médium da cidade, e inimigo do tio-avô Stan, que se apaixona pela Mabel e quer ficar junto com ela de qualquer maneira, usando os encantos contidos em um diário idêntico ao de Dipper, mas com o Numero 2 na capa, assim sendo uma serie de 3 diarios, Gideão usa o homem triangulo, chamado Bill, para tentar roubar a cabana, mas é impedido pelos gêmeos e Soos, enquanto essa batalha Gideão rouba a inscrição da cabana para poder mandar Stan para fora da propriedade e procurar o diário Numero 1, e acaba descobrindo que são 3 diários em uma briga com Dipper, quando os gêmeos estão indo embora da cidade, pois não tem mais onde morar, Gideão vai atrás deles com um robô gigante para pegar com Dipper o primeiro diário, mas como ele não sabe nada, o vilão acaba o descarta e fica com a Mabel, que ainda é sua amada, então Dipper salva a irmã, e quando Gideão é preso Stan recupera o a propriedade da cabana, e pega os diários.
Na segunda temporada temos ainda mais mistérios, Stan tem os três diários em mãos e começa a construir uma espécie de portal dimensional, Dipper continua atrás do autor e chega conclusão que é o velho McGucket, um senhor que não tem sanidade mental, mas em uma reviravolta impressionante onde descobre que existe um grupo na cidade que apaga as memorias dos moradores, explicando o fato deles nunca terem visto as anomalias da cidade, quando recuperada a memoria de McGucket, ele começa a recobrar sua sanidade e lembra que era assistente do autor, mas não quem é o autor, quando o portal esta sendo aberto começa acontecer mais anomalias, e chama atenção do FBI, que dizem que o tio-avô Stan é um grande vigaristas (chocante né) será ele o grande vilão da história.
Quando finalmente o portal é aberto o autor sai lá de dentro, e ele é o Stan (WHAT?), acontece que Stan tem um irmão gêmeo, Stanford, que é anormal por ter seis dedos, por isso ele estava estudando anomalias em Gravity Falls, o Stan acabou tomando o lugar dele quando chegou na cidade e abriu a cabana de mistérios. Mas eai acabou a história assim? Não, o pior ainda está por fim o portal ficou um pouco aberto, que trouxe junto Bill, o homem triangulo, que tem o plano de dominar a nossa dimensão, então ele põem em pratica seu armagedon. Assista e saberá o final dessa série maravilhosa.
O episodio final tem uma hora de duração, que faz uma despedida perfeita do desenho, fazendo qualquer um se emocionar (Sério, até eu chorei, e isso nunca acontece com filmes ou séries)
Nossa Avaliação de 0 a 5: 5
Comentários
Postar um comentário